Criar um Site Grátis Fantástico

SEGUNDA EPÍSTOLA AO MEU PAI

SEGUNDA EPÍSTOLA AO MEU PAI

SEGUNDA EPÍSTOLA AO MEU PAI, ROSAURO ALVES SOBREIRA, 76 ANOS

 

Meu pai, às vezes penso que talvez fosse mais simples ou mais fácil falar.  Mas palavras de um colóquio se perdem com o tempo e o tempo é muito importante para se perder em algumas palavras. Por isso preferi escrever esta epístola para deixar bem gravado o que tenho a dizer e para que eu mesmo não esqueça de nenhum detalhe do que escrevo.

Existem tantas maneiras de começar e eu mesmo já ensaiei diversas vezes, mas me parece que nenhum desses ensaios me cabem agora.

Escrevo também porque quero que esta missiva seja lida como exemplo de um filho que tem o seu pai como o seu exemplo e, quem sabe, um dia eu receba uma carta ou uma palavra semelhante a esta...

Pois bem. Já que decidi escrever, o jeito é começar de alguma forma.

Papai, gostaria de começar reescrevendo carta que te enviei 4 anos atrás e dizer que hoje, nos meus  quase 53 anos de idade descobri que pouco retribui por tudo que tu fizeste por mim. Principalmente, tenho deixado de dizer o quanto te amo. Mas eu tenho me esforçado muito para ser agradecido.

E eu te amo meu pai.  Mas não apenas amo e pronto. Amo porque quero ser agradecido por todas as vezes que cuidaste de mim desde que nasci, quantas vezes me carregaste no colo, acalantaste meus momentos de choro, disseste e repetiste tanto que me amas e eu, embora te ame tanto, não tenha dito o quanto.

Eu te amo papai porque reconheço tua importância na minha vida desde me acompanhar na minha infância, me levar para a igreja e para a escola e a me ensinar regras do bom viver, princípios e valores humanos.  Eu te amo porque em minha adolescência tu estavas por perto para me guardar e proteger de tantas coisas.  E te amo porque me acompanhaste na minha vida adulta, especialmente na fase em que mais me corrompi e ter praticado tantas coisas que contrariaram os teus ensinamentos e os ensinamentos cristãos. Também te amo porque me orientavas para a vida ainda que eu pensasse que era dono do próprio nariz e podia fazer o que bem entendesse. Tu me viste errar e acertar.

Tu viste nascer os meus filhos, o meu primogênito, Leonardo, teu primeiro neto e o meu primeiro neto, Eduardo, o teu primeiro bisneto... E viste nascer as minhas filhas, lindas...Carolina agora casada com o Leonardo (mais um) e meu netinhos Leonardo e Lucas, que são os teus bisnetos. E a Gabriela e Bruna, que hoje se reencontraram e são irmãs-amigas que me acompanham na Igreja onde cantam e participam de tudo e avançam para consertar o que precisa ser consertado. A Amanda que já é uma mocinha e Yasmin, minha caçulinha.

Eu te amo porque, mesmo tendo sido eu um tanto rebelde, cometendo atos que tu não gostavas, ainda assim sempre te preocupavas comigo, oravas por mim, e eu é que deixei de fazer o que tu dizias que eu fizesse, eu é que passei a andar por veredas estranhas e hoje sinto que, nestas veredas antigas, eu tenha feito tantas coisas erradas, mas eu quero que tu saibas, papai, que eu nunca planejei errar, sempre tentei acertar... eu quis ser um bom homem, ser um bom filho, ser um bom pai, um bom marido, uma boa pessoa, um bom profissional mas nem sempre consegui sucesso... mas eu tentei acertar. Eu tentei. E continuo tentando até hoje.

Eu te amo meu pai porque sei que tu sempre estiveste certo nas coisas que me dizias, mesmo quando eu não queria ou não sabia compreender o significado das tuas mensagens. E quanto mais eu não compreendia, mais erros eu cometia.

O que importa agora é o fato de tudo o que me aconteceu me fez ser o homem que sou e não se trata de dizer que sou ou estou certo ou errado mas de reconhecer e te dizer que ainda quero acertar na minha vida; agora eu quero recomeçar. Quero reconhecer que tudo o que sou tem a tua marca porque tudo o que fizeste por mim está gravado, completo e não pode ser modificado.

Pra recomeçar, uma das coisas que preciso fazer é dizer, meu pai, o quanto tu és importante para mim, como exemplo de vida e como exemplo de pai. Foi preciso tanta coisa acontecer, mesmo até no meu abalado estado de saúde para voltar ao tempo, relembrar o passado e perceber que ainda hoje eu preciso do teu afago, do teu acalanto e do teu abraço.

Fico tão agradecido a Deus e a ti porque sei que tudo isto está disponível e então o que me cabe fazer é te pedir perdão por todos os meus erros, por todas as minhas ingratidões, pelo meu distanciamento, por ter me preocupado com tantas coisas materiais e esquecido um tanto as coisas mais abstratas ou mais sociais,  relacionais, familiares... e eu deveria ter me preocupado igualmente com todas estas coisas.

Hoje quero consertar muitas coisas embora eu saiba que existem coisas que podem ser consertadas e outras que nunca mais poderão ser mudadas, mas aquilo que pode ser consertado quero me esforçar para consertar:  quero ser um filho melhor, um pai melhor, um bom avô, um marido dedicado e amoroso, quero trabalhar, mas sem agitação ou estresses e pedir a Deus que me dê conforto, graça, paz e sabedoria para poder conduzir melhor a minha vida daqui pra frente.

Quero me espelhar em ti, meu pai, que conseguiu superar tantas coisas e atingir sua maturidade com segurança. É o que quero também para mim: envelhecer bem junto com minha esposa, com família, filhos filhas e netos, com saúde e com as bênçãos de Deus.

Eu teria tanto ainda para dizer mas creio que é mais necessário dizer que te amo e reconheço em ti um homem verdadeiro, o meu pai que amo tanto, corajoso, bondoso, sério, direto nas coisas que diz, conselheiro, amoroso, às vezes rígido nas horas que é preciso ser, mas tolerante para acompanhar e ajudar a vencer.

Oro todos os dias pedindo a Deus que esteja sempre com você, que te abençoe e te dê a Paz do Senhor.

E te peço também que me dê a tua bênção para que eu possa abençoar a minha esposa Roseli e as duas gerações da minha descendência: os meus filhos Leonardo, Carolina e meu genro Leonardo, Gabriela, Bruna, Amanda e Yasmin,  meus netos Eduardo, Leonardo e Lucas.

Eu te amo meu pai, e tenho muito orgulho de ser teu filho.

Parabéns pelos teu aniversário.

Que Deus continue sendo generoso contigo e nos dê a felicidade de comemorar esta data por muitos e muitos anos.

Deus te abençoe ricamente, meu pai.

 

Leonardo Severo da Luz Neto

23/11/2015.

Translate this Page




ONLINE
1