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A filosofia da era medieval e principais filósofos

A filosofia da era medieval e principais filósofos

A FILOSOFIA DA ERA MEDIEVAL E SEUS PRINCIPAIS FILÓSOFOS

 

Bruno Ítalo Sampaio, 201721093 

Caio André Rodrigues, 201721094 

Daniel Oliveira Marques, 201721096 

Lailson Costa dos Reis, 201721123

Graduandos em Engenharia Elétrica – UNIR/ Porto Velho

03/11/2017

 

  1. INTRODUÇÃO

A Idade Média ou mais conhecida como “Idade das Trevas”, foi um período da história, indo do Século V ao XV depois de cristo, que ficou marcado no âmbito filosófico como a tentativa de sincronia entre os pensamentos da filosofia clássica e as crenças religiosas. Devido a referência ao nome desse período, a Filosofia passou a ser chamada de Medieval, nesse tempo a Igreja Católica exercia grande influência na Europa, assim possuindo como principal busca uma explicação racional para existência de Deus e a imortalidade da alma, uma mistura entre fé e razão.

A filosofia Medieval está dívida em quatro períodos sendo os principais períodos: Filosofia Patrística e Escolástica.

 

  • FILOSOFIA PATRÍSTICA

A Filosofia Patrística, recebe esse nome pois foi desenvolvida por Padres da Igreja Católica, criada no século IV e mantida até o século VIII. Foi a fase inicial da Filosofia Medieval, estando embasada na filosofia Grega, com intuito de difundir ainda mais o cristianismo pela Europa.

O principal objetivo da Filosofia Patrística era definir a relação entre fé e razão, assim a maioria dos Filósofos eram Padres/Teólogos em busca desse objetivo. Sendo o Mais destacado Santo Agostinho.

 

  • FILOSOFIA ESCOLÁSTICA

A Filosofia Escolástica, construída entre os séculos IX a XVI, foi um dos estágios finais da Filosofia Medieval e também criada as bases da filosofia grega clássica de Aristóteles e Platão, recebe esse nome pois no período em questão foram criados os centros de ensino, faculdades e escolas.

Surgiu com o objetivo de refletir sobre a existência de Deus e Alma humana. Permanecendo até o Renascimento na Idade moderna. Tendo como principal filosofo São Tomás de Aquino.

 

  1. INFLUÊNCIA DA IGREJA

Durante toda a Idade Média, a Igreja Católica comandava grande parte da Europa, isso tudo começou quando o cristianismo, no final do Século IV d.C., se tornou a Religião oficial do Império Romano. A partir desse ponto o poder e influência da mesma, começou a se difundir e aumentar, nem mesmo a invasão do povo Germânico no Século V, conseguiu atrapalhar tal poder. Possuía muito poder econômico e grande posse de terras, influenciava a política e Jurisdição, assim interferindo nas decisões dos reinos e nas elaborações de leis, dessa forma controlava até mesmo o comportamento da população, tanto sua moral e ética, tão grande era essa influência que até a organização da sociedade medieval era baseada na santíssima Trindade, sendo dividida em :clero, nobreza e servos.

Manteve também parte do monopólio do mundo das escritas e letras da época, os membros da instituição religiosa tinham direito e acesso as escrituras, somente uma pequena parcela de pessoas eram alfabetizadas. Porém graças aos monges copistas, as escrituras e culturas das antigas civilizações foram salvas, principalmente a dos gregos, tais monges dedicaram a vida para copiar e guardar livros e escritos.

Nesse período a igreja não permitia opiniões contrárias e oposições aos seus dogmas, já que era a religião única e oficial. Por tanto punia e perseguiam aqueles que a contradiziam e desrespeitavam. Tais Indivíduos eram chamados de hereges e no século XIII, a igreja criou o tribunal do santo oficio, mais conhecido como Santa Inquisição, para combater os “hereges”, como meios de punição esses indivíduos eram presos, jogados em fogueiras, torturados e etc.

 

 

  1. SANTO AGOSTINHO

 

Considerado um dos mais importantes filósofos da era medieval, Santo Agostinho, nasceu no ano 354 em Tagaste (norte africano), cidade dominada pelos romanos naquela época, (hoje onde se localiza a Argélia). Considerado como maior filósofo desde Aristóteles e maior teólogo do cristianismo, incorporando as ideias de Platão a fé cristã, o qual propôs o sincronismo entre fé e razão, também principal filósofo da filosofia patrística.

Agostinho nem sempre foi teólogo ou se importava com a fé cristã. Filho primogênito, vinha de uma família rica, seu Pai Patrício, um pequeno proprietário de terras e pagão, sua mãe Santa Mônica uma cristã, que exercia sua fé. Influenciado por seu pai, agostinho não se interessava pelo cristianismo, sua mãe ao perceber tal desinteresse, o mandou aos 11 anos de idade, para estudar literatura em Madauro, cidade próxima a Tagaste, lá acabou também estudando sobre paganismo romano e suas crenças, o qual o distanciou da fé cristã. Mais tarde estudou também retórica, a qual foi muito importante na sua carreira profissional. Sua vida foi bastante conturbada, passou por várias doutrinas e filosofias, como: Hedonismo, Maniqueísmo, Ceticismo, entre outras, também teve caso com várias mulheres, até que finalmente se rendeu ao cristianismo e aos ideais de Jesus Cristo, encontrando sua verdade, a qual ele não encontrou em nenhuma filosofia que estudou. Foi batizado aos 45 anos em Milão, durante uma vigília Pascal, por Santo Ambrósio.

Santo Agostinho tinha grande admiração e interesse nos estudos sobre como conciliar fé e razão. Para ele, a filosofia grega, apesar de não cristã, baseava-se na preparação da alma, a qual é muito útil no entendimento da verdade. Então para Agostinho, sem a razão o Homem não consegue entender as sagradas escrituras e sem a fé não consegue chegar a compreensão total do entendimento.

No final do Século IV Santo Agostinho resolve voltar com sua mãe para cidade onde nasceu, porém, antecedendo a viagem, sua mãe morre, depois do sepultamento de sua mãe, continua seu desejo de voltar para sua cidade natal, lá deu início, juntamente com alguns amigos a uma comunidade monástica, escrevendo ele mesmo sua doutrina. Ficou em Hipona até o fim de seus dias, falecendo no ano de 430. Entre suas principais obras, estão “Confissões” e “Cidade de Deus”, livros muito aclamados séculos depois.

 

  1. SÃO TOMÁS DE AQUINO

Principal contribuinte da filosofia escolástica, São Tomás de Aquino nasceu no ano de 1225 em Roccassecca no Reino de Sicília (atual Itália). Advindo de uma família Nobre, foi introduzido a vida dos estudos muito novo, aos 5 anos de idade. Depois de algum tempo, estudou sobre Aristóteles e Averróis, os quais foram de grande influência para seu estudo teológico. Fundou a escola Tomista de teologia e filosofia.

Sendo Influenciado pela Ideia idealística de Aristóteles, Tomás, teve como ideia principal, a refeição do pensamento de Santo Agostinho sobre necessidade de fé e razão andarem juntas, precisando uma da outra. Para ele fé e razão parte de um todo, a qual poderia se chegar ao conhecimento, tanto por uma, quanto pela outra. A razão sendo obra de Deus, o conhecimento poderia ser alcançado tanto pela fé quanto pela razão. Para Tomás, havia dois tipos de conhecimento: sensível e o intelectivo, o primeiro sendo administrado pelo sentido, o qual para ser obtido, bastava entrar em contato direto com algo, e o segundo administrado pela razão, o qual poderia se encontrar a essência das coisas.

Morreu no ano de 1274 na cidade de Fossanova (Itália), Deixou Grandes obras, entre elas as principais: Suma Contra os Gentios, Suma Contra Teológica e Exposição Sobre o Credo.

 

  1. CONCLUSÃO

Portanto, podemos concluir que todo período medieval, foi influenciado pela igreja católica, a qual concentrava todo poder da época, controlava e manipulava grande parte da população. Sendo também a filosofia influenciada pela religião, a qual buscava comprovar a existência de Deus, por meio da fé e razão, foi usada para difundir o Cristianismo na época. Para Santo Agostinho fé e razão são antagônicas, sendo assim a verdade é obtido por meio das duas. Já para São Tomás a verdade é alcançada independentemente pela fé ou razão, já que a razão é obra de Deus.

 

REFERÊNCIAS

GILSON, Etienne. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. 1ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

Wikipédia, a enciclopédia livre. FILOSOFIA MEDIEVAL, disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Filosofia_medieval >. Acesso em: 01/11/2017

SOUSA, Rainer. Igreja na Idade Média, disponível em:

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/igreja-na-idade-media.htm >. Acesso em: 01/11/2017

Wikipédia, a enciclopédia livre. AGOSTINHO DE HIPONA, disponível em:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agostinho_de_Hipona >. Acesso em: 01/11/2017

 

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