A evolução do pensamento e do conhecimento humano na era moderna
The evolution of thought and
human knowledge in the modern era
Wellerson Gabriel Pantoja de Vasconcelos
Caio Henrique Barbosa dos Santos
Vinicius Streit Rebouças
Mateus Albuquerque Pires
Graduandos em engenharia elétrica - Unir/Porto Velho
Resumo
Neste artigo falaremos da evolução do pensamento do conhecimento humano na era moderna. René Descartes criou a teoria do conhecimento para questionar a construção dos valores humanos e assim estudar a possibilidade humana de conhecer a realidade. E também veremos a filosofia moderna que marca a mudança do modo de explicar as coisas, antes usava-se muito a teologia para explicar as coisas, mas não se tinha provas, depois usou-se a experimentação para explicar as coisas, ou seja, a ciência e essa provia provas.
Palavras chave: conhecimento, questionar, mudança.
ABSTRACT
In this article we will talk about the evolution of the thought of human knowledge in the modern era. René Descartes created the theory of knowledge to question the construction of human values and thus study the human possibility of knowing reality. And we will also see the modern philosophy that marks the change of the way of explaining things, before theology was used to explain things, but there was no proof, then experimentation was used to explain things, that is, the and this provided proof.
Keywords: knowledge, questioning, change.
A evolução do conhecimento é uma combinação das experiências sofridas e relatadas de toda sociedade, ou seja, de todo estudo já feito e perpetuado para os próximos. Existem grandes marcos da passagem de modos de pensar e explicar as coisa e isso tudo acrescenta ainda mais valor ao conhecimento humano.
2.1- O QUE É?
É uma parte da filosofia que estuda a possibilidade e a habilidade humana de conhecer a realidade, opondo-se a metafísica. Neste sentido, questionando a construção dos valores humanos. Uma postura fundada por René Descartes, o pai do racionalismo. No entanto, apesar de não existir ainda nominalmente, as questões em torno da Teoria do Conhecimento remontam a antiguidade. Foi quando se estabeleceram as bases que permitiriam aprofundar o debate sobre a possibilidade de conhecer a realidade. Entretanto, para os gregos antigos a Teoria do Conhecimento era chamada de epistemologia. Uma palavra derivada a partir de outra, do grego episteme, que significa ciência, conhecimento ou discurso. Portanto, a análise da construção do discurso e, simultaneamente, o estudo da construção do conhecimento. Nada mais natural, até porque é próprio da filosofia considerar qualquer teoria como não mais que um discurso bem construído, não possuindo necessariamente correspondência com a realidade. Uma concepção um pouco diferente da moderna Teoria do Conhecimento, a qual considera a observação da realidade, enquanto um ponto de intersecção entre verdade e senso comum, para tentar entender como o conhecimento é construído. É interessante notar que a ciência é outro ponto de intersecção possível entre verdade e senso comum, assim também fazendo parte da Teoria do Conhecimento.
3.FILOSOFIA MODERNA
3.1- OQUE É?
A filosofia moderna começa no século XV quando tem início o Idade Moderna. Ela permanece até o século XVIII, com a chegada da Idade Contemporânea. Baseada na experimentação, a filosofia moderna vem questionar valores relacionados com os seres humanos bem como sua relação com a natureza. O racionalismo e o empirismo demostram essa mudança. O primeiro está associado a razão humana (considerada uma extensão do poder divino), e o segundo está baseado na experiência.
3.1- CONTEXTO HISTÓRICO
O final da Idade Média esteve entrelaçada no conceito de teocentrismo (Deus no centro do mundo) e no sistema feudal, terminou com o advento da Idade Moderna. Essa fase reúne diversas descobertas científicas (nos campos da astronomia, ciências naturais, matemática, física, etc.) o que deu lugar ao pensamento antropocêntrico (homem no centro do mundo). Assim, esse período esteve marcado pela revolução do pensamento filosófico e científico. Isso porque deixou de lado as explicações religiosas e criou novos métodos de investigação científica. Foi dessa maneira que o poder da Igreja Católica foi enfraquecendo cada vez mais. Nesse momento, o humanismo tem um papel centralizador oferecendo uma posição mais ativa do ser humano na sociedade. Ou seja, como um ser pensante e com maior liberdade de escolha.
3.2- TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS
3.3-PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
3.4-PRINCIPAS FILÓSOFOS
Considerado “Pai do Pensamento Político Moderno”, Maquiavel foi filósofo e político italiano do período do Renascimento.
Ele introduziu princípios morais e éticos para a Política. Separou a política da ética, teoria analisada em sua obra mais emblemática “O Príncipe”, publicada postumamente em 1532.
“Pai da Física e da Ciência Moderna”, Galileu foi um astrônomo, físico e matemático italiano.
Colaborou com diversas descobertas científicas na sua época. Grande parte esteve baseada na teoria heliocêntrica de Nicolau Copérnico (a Terra gira em torno do sol), contrariando assim, os dogmas expostos pela Igreja Católica.
Ademais, foi criador do “método matemático experimental”, o qual está baseado na observação dos fenômenos naturais, experimentações e valorização da matemática.
Filósofo e matemático francês, Descartes é reconhecido por uma de suas célebres frases: “Penso, logo existo”.
Foi criador do pensamento cartesiano, sistema filosófico que deu origem à Filosofia Moderna. Esse tema foi analisado em sua obra “O Discurso sobre o Método”, um tratado filosófico e matemático, publicado em 1637
Filósofo alemão iluminista, Kant buscou explicar os tipos de juízos e conhecimento desenvolvendo um “exame crítico da razão”.
Em sua obra “Crítica da razão pura” (1781) ele apresenta duas formas que levam ao conhecimento: o conhecimento empírico (a posteriori) e o conhecimento puro (a priori).
Além dessa obra, merece destaque a “Crítica da razão prática” (1788). Em resumo, na filosofia Kantiana, o conhecimento seria resultado da sensibilidade e do entendimento.
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